Cattleya percivaliana
Origem: Venezuela.
Ambiente: Quente e úmido.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Luminosidade: Gosta de ambientes bem iluminados. Pode-se usar telado com proteção entre 30% e 50%. Se for cultivada na sombra, vai ficar com a planta vistosa mas não dará flores.
Características: É uma planta epífita ou rupícola, com pseudobulbos sulcados de até 25 centímetros de altura, portando uma folha coreácea, lanceolada de até 30 centímetros.
Tipo de substrato: Pode ser plantada em toquinhos de madeira, palitos de fibra de coco ou vasos com fibra de coco.
Regas: Diárias, se plantada em toquinhos e de dois em dois dias nos casos de uso de fibra de coco.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso quinzenalmente.
Doenças e pragas: Como todas as Cattleyas, podem ser atacadas por pulgões e cochonilhas, principalmente na época de brotação. Pode ser feito um controle manual ou fazer-se uso de inseticidas piretróides. Pode ser atacada por fungos e vírus. Nesse caso, deve-se isolar a planta e usar antifungos específicos. Em caso de ataque por vírus, o ideal é fazer a queima da planta para que não contamine as demais.
Floração: Floresce entre abril e junho. Dá, normalmente entre uma e três flores que podem variar entre o rosa e o ametista-púrpura. Seu labelo é encantador, com o lóbulo frontal vermelho-púrpura, margens lilás e interior amarelo-intenso. Suas flores são grandes, chegando a 20 centímetros de diãmetro.
Cuide adequadamente de suas orquídeas e será recompensado com flores maravilhosas.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário