expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sophronitis cernua

Sophronitis cernua

Origem: Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Ambiente: Quente e úmido.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Habitat: Vive em árvores ou rochas em grotas ou serras, protegidas do vento, com duas estações definidas: um seca e outra chuvosa.

Luminosidade: Gosta de lugares bem iluminados, podendo ser cultivada em pleno sol, desde que mantida boa umidade.

Características: É uma planta pequena, rasteira, com pseudobulbos achatados de 5 centímetros de comprimento, encimados por uma folha coreácea de 3 centímetros, verde escura ou verde amarelado, dependendo da luminosidade.

Tipo de substrato: Toquinhos de madeira.

Regas: Diárias. Daí a importância do substrato ideal, uma vez que não tolera ficar encharcada.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Doenças e pragas: Como gosta de ambientes úmidos, pode ser atacada por insetos sugadores como cochonilhas e ácaros. O controle pode ser feito manualmente ou usando inseticidas comuns. Pode ser atacada por fungos, que podem ser combatidos usando-se fungicidas específicos. Uma boa dica é usar sulfato de cobre junto com a adubação.

Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso, quinzenalmente. Evite adubar no período de dormência, que ocorre logo após a floração.

Floração: Ocorre entre abril e maio. As flores surgem no ápice dos pseudobulbos, em número de uma cinco flores, de cerca de 2 centímetros de diâmetro, vermelho-intenso. Sua variedade alba é, na verdade, amarelo-limão, rara.

Status ecológico: Ainda sem risco de extinção.

Bom cultivo para todos.
Sucesso!

Nenhum comentário: