expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Epidendrum pseudepidendrum

Epidendrum pseudepidendrum

Origem: Panamá, Costa Rica e Guatemala.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.

Luminosidade: Gosta de locais sombreados. Pode ser cultivado sob árvores bem copadas ou usando-se telado com proteção de 80%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos de até 60 centímetros de comprimento, portando folhas alternadas, lanceoladas, verde-brilhantes.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Tipo de substrato: Pode ser cultivado diretamente em troncos de árvores ou em cachepôs de madeira com uma mistura de fibra de casca de coco ou esfagno e casca de pinho ou peroba,

Regas: Em dias frios, uma vez por dia. Em dias quentes, duas vezes por dia.

Doenças e pragas: Pode ser atacada por doenças fúngicas, principalmente a "ferrugem". O ideal é cortar a parte afetada, isolar a planta e aplicar um fungicida recomendado por um agrônomo.
Indico sempre, como preventivo, a aplicação de sulfato de cobre numa mistura de um grama por litro de água, juntamente com a adubação.
As pragas mais comuns são os percevejos e os pulgões. Os primeiros devem ser combatidos com inseticidas piretroides ou óleo de nim. Os pulgões podem ser eliminados com uma mistura de detergente líquido e água.

Adubação: Use NPK 20-20-20 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados e boa dosagem de micronutrientes, semanalmente.

Floração: ocorre na primavera. Emite uma haste floral no ápice do pseudoblbo, portando até 5 flores de 3 centímetros de diâmetro com sépalas e pétalas verde-claras e labelo largo laranja. Parece ser feita de plástico.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: