Callista amabilis
Sinônimos: Dendrobium thyrsiflorum.
Origem: Índia, Himalaia, Burma e Tailândia.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Ambiente: Quente e seco durante o dia e frio e úmido durante a noite.
Luminosidade: Intensa. Pode-se usar telado com proteção entre 30% e 50%.
Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos retos, formando pequenas moitas, com cerca de 40 centímetros de altura, com folhas elípticas de cerca de 15 centímetros.
Tipo de substrato: O ideal é plantar em toquinho de madeira ou cachepôs de madeira com cascas de pinho ou fibra de casca de coco.
Regas: Nos dias quentes, diariamente. Nos dias frios, de dois em dois dias.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Doenças e pragas: Pode ser atacada por cochonilhas, pulgões, percevejos e outros insetos sugadores. O ideal é fazer um acompanhamento e controle manual. Mas pode-se usar também detergente diluído em água ou inseticidas comuns. Como principal doença pode-se citar o ataque de ferrugem, principalmente se a umidade do ambiente for muito alta. Um bom fungicida e o isolamento da planta pode resolver o problema. Á s vezes basta colocar em um ambiente mais seco e mais iluminado.
Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso de dez em dez dias.
Floração: Floresce, em condições normais de cultivo, na primavera, formando um cacho pendente com muitas flores, que medem cerca de 4 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas brancas e labelo amarelo ou alaranjado.
Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo e desejo de boas florações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário