expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Oncidium cebolleta

Oncidium cebolleta

Origem: Brasil, na região central.

Ambiente: Na natureza encontra-se em locais quentes e com boa luminosidade, com uma estação úmida e outra seca. Em cultivo, aprecia lugares úmidos e bem ventilados.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Intensa. Pode ser cultivado sob telado com proteção de 30% ou até sob sol pleno, desde que mantidas as condições de umidade.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos bem pequenos e folhas cilíndricas, com um vinco central, de até 60 centímetros de comprimento de cor que vai desde o verde até o marrom-esverdeado, dependendo da luminosidade.

Tipo de substrato: Toquinhos de madeira ou palitos de fibra de coco, substratos que permitem uma rápida drenagem.

Regas: Diárias.


                     Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Doenças e pragas: É bastante resistente a doenças. Mas pode atacado com frequência por cochonilhas, que se abrigam com facilidade nos vincos de suas folhas. O controle pode ser manual ou, se o ataque for intenso, usando-se inseticidas específicos para cochonilhas.

Adubação: Use NPK 20-20-20 ou com macronutrientes equilibrados de 15 em 15 dias.

Floração: Ocorre no inverno. Emite uma haste floral de cerca de 20 centímetros com até 15 flores de 4 centímetros de diâmetro, com pétalas amarelo-ouro, sépalas amarelas fortemente maculadas de marrom, e labelo grande amarelo-ouro com a base também maculada de marrom.

Status ecológico: Em vias de extinção na natureza.

Um grande abraço!

Nenhum comentário: