Phalaenopsis lueddmaniana
Origem: Filipinas.
Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.
Luminosidade: Gosta de ambientes sombreados como varandas ou sob árvores bem frondosas.
Características: É uma espécie com hábitos epífitas, de crescimento monopodial, apresentando várias raízes aéreas, com folhas largas, obovais, verde-escuras.
Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores, principalmente de casca rugosa, ou em vasos plásticos com esfagno ou fibra de casca de coco misturadas à cascas de pinho ou peroba.
Regas: Diárias. Gosta de regas abundantes,
Doenças e pragas: É uma orquídea bastante resistente a doenças. As pragas mais comuns são as cochonilhas de carapaça e pulgões ( em sua fase de brotação). Ambas as pragas podem ser controladas manualmente ou usando-se inseticidas piretroides.
Adubação: Pode ser feita quinzenalmente, usando-se NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados e com boa dosagem de micronutrientes como ferro e zinco.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Floração: Ocorre na primavera. Emite uma haste floral das axilas das folhas, com cerca de 25 centímetros de comprimento, portando até 15 flores de 5 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-esverdeado, fortemente maculadas de púrpura, labelo diminuto e de mesma coloração.
Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário