Dendrobium uniflorum
Origem: Sudeste da Ásia, Tailândia, Vietnã, Malaísia e Filipinas.
Ambiente: Quente e seco durante o dia e queda significativa de temperatura e aumento de umidade durante a noite. Gosta de locais com boa ventilação.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Luminosidade: Gosta de boa luminosidade. Pode ser cultivada sob árvores ou usando-se telado com proteção entre 50% e 70%.
Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos de até 70 centímetros de comprimento, com folhas alternas, lanceoladas, verde brilhantes a verde-amareladas, dependendo da luminosidade.
Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores, em tocos de madeira ou cachepôs de madeira com casca de pinho ou peroba.
Regas: Diárias.
Doenças e pragas: É bastante resistente a doenças. As pragas mais comuns são os pulgões, principalmente na fase de brotação das folhas e dos botões florais. Pode-se fazer um controle manual ou aplicar detergente líquido diluído em água.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Use NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados e com boa dose de macronutrientes, de 15 em 15 dias.
Floração: Ocorre na primavera. Emite botão único entre os nós dos pseudobulbos, com pétalas e sépalas branco-leitosas e labelo amarelo-esverdeado com estrias brancas.
Status ecológico: Corre risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário