Cattleya mossiae variedade semi-alba
Origem: Venezuela.
Ambiente: Quente e úmido.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Luminosidade: Gosta de boa luminosidade. Pode ser cultivada sob árvores ou sob telado com proteção entre 50% e 70%.
Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos eretos, fusiformes, compridos e sulcados, com cerca de 25 centímetros de comprimento, portanto uma folha oblonga, coreácea, de 30 centímetros, verde-brilhante.
Tipo de substrato: Pode ser cultivada em tocos de madeira, diretamente em troncos de árvores, ou em cachepôs de madeira com cascas de pinho ou de peroba.
Regas: Diárias.
Doenças e pragas: As principais doenças são causadas por fungos e vírus. No caso das primeiras, pode acontecer a contaminação por excesso de umidade no substrato. A parte afetada deve ser podada e tratada com fungicida específico, e a planta deve ser isolada.
No caso das doenças de origem viral, a planta deve ser queimada para não contaminar as outras, pois, ainda não existe tratamento para elas.
As principais pragas são as cochonilhas, que podem ser eliminadas usando-se óleo de nim ou inseticida piretroide.
Adubação: Use NPK 20-20-20 ou qualquer outro adubo de boa qualidade com macronutrientes equilibrados e boa dosagem de micronutrientes, de 15 em 15 dias.
Floração: Ocorre na primavera. Flor grande de cerca de 16 centímetros de diâmetro, com sépalas e pétalas brancas e labelo branco com fundo amarelo e detalhe lilás.
Status ecológico: Em risco de extinção em seu habitat natural.
Abraço orquidófilo!
Status ecológico: Em risco de extinção em seu habitat natural.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário