Bulbophylum lobbii
Origem: Tailândia e Sumatra.
Ambiente: Quente e seco durante o dia, com queda de temperatura e aumento de umidade à noite. Locais bem ventilados.
Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode ser cultivada sob árvores ou sob telado com proteção de 50%.
Características: É uma orquídea epífita de crescimento meio desordenado, com pseudobulbos cônicos de 3 centímetros, verde-amarelados, com uma folha lanceolada de cerca de 15 centímetros, verde-brilhante.
Tipo de substrato: Pode-se usar palitos de fibra de casca de coco, cachepôs de madeira contendo fibra de casca de coco ou casca de peroba ou pinho.
Regas: Diárias. Lembrando sempre que o substrato não deve ficar encharcado por muito tempo. O substrato precisa ser bem drenado.
Doenças e pragas: É uma planta bem resistente a doenças, ficando vulnerável apenas quando a ventilação é pouca e a umidade alta demais. Suas principais pragas são os pulgões e percevejos, principalmente na fase de brotação e na emissão de botões florais. O primeiro combate deve ser manual e apenas em último caso é que deve-se empregar inseticidas.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 20-20-20 de 15 em 15 dias. Lembre-se sempre de seguir a posologia do fabricante.
Floração: Ocorre no verão. Emite uma haste floral na base do pseudobulbo portando uma flor de 6 centímetros de diâmetro com pétalas e sépalas amarelo-bronze com estrias arroxeadas, e labelo claro, levemente arroxeado.
Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário