Seidenfadenia mitrata
Origem: Tailândia.
Ambiente: Quente e seco durante o dia, frio e úmido à noite.
Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode-se cultivá-la sob árvores ou usar telado com prteção de 50%.
Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos de cerca de um centímetro e folhas cilíndricas com 30 centímetros, em média, com crescimento invertido. Enraíza-se com facilidade, sendo que muitas dessas raízes permanecem aéreas.
Tipo de substrato: Pode ser plantada em toquinhos de madeira, em placas de fibra de casca de coco ou em palitos de fibra de casca de coco.
Regas: Em toquinhos de madeira, pode-se regar todos os dias. Em fibra de coco, pode-se regar de dois em dois dias nos dias frios e diariamente em dias quentes.
Doenças e pragas: É uma espécie muito resistente a doenças, mas é atacada com facilidade por cochonilhas. O controle pode ser manual, periódico ou usando-se inseticidas piretroides.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Aconselho sempre para o iniciante a não ousar muito neste sentido. Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 10-10-10, por exemplo, de 15 em 15 dias.
Floração: Acontece no final do verão e início do outono. Emite uma haste floral com cerca de 20 centímetros de comprimento, portando até 30 flores de 2 centímetros de diâmetro com todos os seguimentos róseo-lilás.
Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário