Sophronitis brevipendunculata
Origem: Brasil, no estado de Minas Gerais.
Sinônimo botânico: Cattleya brevipendunculata.
Ambiente: Média temperatura, úmido e bem ventilado.
Luminosidade: Entre sombra e meia-sombra.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Características: É uma orquídea epífita ou rupícola, com pseudobulbos pequenos, atarracados e achatados lateralmente, folhas ovais, coreáceas, verde-escuras. Forma pequenas touceiras, densamente agrupadas.
Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores, em pequenos toquinho de madeira colocados dentro de um vaso plástico com pedriscos no fundo para mantes a umidade ou em pequenos cachepôs de madeira com uma mistura de casca de pinho ou peroba, esfagno ou fibra de casca de coco.
Regas: Diárias.
Doenças e pragas: É muito comum ser atacada por doenças fúngicas como a "podridão-negra", por exemplo. Nesse caso, corte a parte afetada, isole a planta e trate com fungicida específico. Uma excelente maneira de prevenir é utilizando um grama de sulfato de cobre diluído em um litro de água, junto com a adubação.
A praga mais suscetível são as cochonilhas. Combata utilizando óleo de nim ou inseticida piretroide.
Adubação: Use NPK 20-20-20 ou outro adubo com macronutrientes equilibrados, quinzenalmente. Não se esqueça de observar se o adubo utilizado contém boa dosagem de micronutrientes como o ferro e o zinco.
Floração: Ocorre nos meses de maio a setembro. Emite uma haste floral no ápice do pseudobulbo, portando única flor de 5 centímetros de diâmetro com pétalas, sépalas e labelo vermelho-coccíneo, com detalhe amarelo no interior do labelo.
Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!
Visite também nossos outros blogs:
wwwnaturezapura123.blogspot.com
wwwespeleologiaradical.blogspot.com
wwwpoemasesentimentos.blogspot.com
floresplantasejardins.blogspot.com
wwwplantasquecuram.blogspot.com
frutasepomar.blogspot.com
you tube/ Daniel Carvalho Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário