Ascocentrum ampulaceum
Origem: Do Nepal à China.
Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.
Luminosidade: Meia-sombra. Pode ser cultivada sob árvores ou usando-se telado com proteção de 70%.
Características: É uma orquídea epífita de crescimento monopodial. Possui folhas alternas, vincadas ao centro, lanceoladas, com cerca de 25 centímetros, verdes-brilhantes. Uma característica interessante é a quantidade de raízes aéreas.
Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores ou em cachepôs de madeira com casca de pinho ou peroba.
Doenças e pragas: É uma espécie bastante resistente a doenças. As pragas mais comuns são as cochonilhas, que atacam principalmente a junção das folhas com o caule. Podem ser controladas usando inseticida piretroide.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Adubação: Use NPK 10-10-10 quinzenalmente ou faça adubação orgânica, colocando adubo de compostagem em saquinhos de tecido, amarrados sobre a planta, de forma que, ao fazer a rega, libere o adubo lentamente.
Floração: Ocorre no final do inverno e início da primavera. Emite uma haste floral com cerca de 20 centímetros, portando até 30 flores de 2 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas rosas-lilacíneas e labelo da mesma cor com detalhe amarelo.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário