Cyrtopodium gigas
Origem: Brasil central.
Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.
Luminosidade; Meia-sombra a sol pleno.
Características: É uma orquídea com hábitos epífitas, rupestres e até terrestres, vivendo em meio a detritos vegetais. Possui pseudobulbos de até um metro de altura, portando até 12 folhas lanceoladas, alternadas, vincadas centralmente, verdes-claras.
Tipo de substrato: pode ser cultivada em troncos de árvores ou em cachepôs de madeira com uma mistura de fibra de casca de coco e casca de pinho ou peroba.
Regas: Diárias.
Doenças e pragas: É uma planta bastante resistente a doenças, raramente sendo atacada por alguma. As pragas mais comuns são os pulgões, principalmente na fase de brotação e floração. podem ser combatidos utilizando uma mistura de detergente líquido diluído em água.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Adubação: Utilize NPK 20-20-20, quinzenalmente. Se estiver plantada em cachepôs ou jardim, pode ser feita a adubação orgânica, utilizando adubo de compostagem em pequenas doses.
Floração: Ocorre no inverno ou início da primavera. Emite uma haste floral de até um metro de altura, portando até 120 flores de 3 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelas, densamente matizadas de marrom-claro. Labelo mais curo e amarelo.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!
Um comentário:
Estou querendo adquirir uma, será que aceita sol até meio dia?
Postar um comentário