Dendrobioum anosmum
Origem: Sudeste da Ásia, Sri lanka e Nova Guiné.
Ambiente: Gosta de locais quentes e secos durante o dia e frios e úmidos durante a note, bem ventilados.
Luminosidade: Gosta de locais com boa luminosidade. Pode ser cultivada sob árvores ou usando-se telado de proteção entre 50% e 70%.
Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos de até 50 centímetros com folhas alternas, lanceoladas, verde-brilhantes.
Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores, em vasos cerâmicos ou cachepôs de madeira com fibra de casca de coco misturada com casca de pinho ou peroba.
Regas: Diárias. deve-se apenas observar que a partir do mes de julho essa rega deve ser limitada a tres ou quatro vezes por semana, voltando ao normal depois da brotação dos botões florais.
Doenças e pragas: É bastante resistente a doenças.
As pragas mais comuns são os pulgões. esses podem ser controlados usando-se detergente líquido diluído em água.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 10-10-10, por exemplo, e que tenham boa dosagem de micronutrientes, de 15 em 15 dias.
Floração: Ocorre entre os meses de setembro e outubro. Emite pequenas hastes florais nos entrenós dos pseudobulbos, portando até 3 flores em cada entrenó. Flores com todos os seguimentos lilás e labelo com uma tonalidade lilás mais escura no centro.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário