Coelogyne tomentosa
Sinônimo botânico: Coelogyne massangeana.
Origem: malásia, Sumatra, Borneo e Java.
Ambiente: Quente e seco durante o dia e frio e úmido durante a noite. Gosta de locais bem ventilados.
Luminosidade: Aprecia locais bem sombreados. Pode ser cultivada sob varandas, árvores bem copadas ou usando telado com proteção de 80%.
Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos periformes, sulcados, verde-amarelados, encimados por duas folhas lanceoladas, vincadas, com cerca de 30 centímetros de comprimento, verde-brilhantes.
Tipo de substrato: Pode ser cultivada em palitos de fibra de casca de coco ou cachepôs de madeira com uma mistura de fibra de casca de coco ou esfagno e casca de peroba ou pinho.
Regas: Devem ser feitas o suficiente para manter o substrato semi-úmido.
Doenças e pragas: As principais doenças são causadas por fungos, como por exemplo, a ferrugem ou a podridão-negra. Quando o ataque acontece o ideal é podar a parte afetada e isolar a planta. Combata usando um fungicida específico recomendado por um agrônomo.
As pragas mais comuns são pulgões (na fase de brotação), cochonilhas e percevejos. Dessas a mais dificil de ser detectada e combatida são as cochonilhas. Use óleo de nim. As outras podem ser combatidas usando-se detergente líquido diluído em água.
Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados, como NPK 10-10-10, e, dentro do possível, com boa quantidade de micronutrientes (ferro, zinco, por exemplo).
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Floração: Ocorre no verão/outono. As hastes florais medem até 60 centímetros de comprimento e, na maioria dos casos, são pendentes, portando de 15 a 30 flores de 3 centímetros de diâmetro, com sépalas e pétalas amarelo-creme, quase ocre e labelo marrom-amarelado.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!
Um comentário:
Esta não é tomentosa, e sim, uma trinervis
Postar um comentário