Oncidium stacyi
Origem: Bolívia e Peru.
Sinônimos científicos: Trichocentrum stacyi, Cohniella stacyi.
Ambiente: Quente e úmido durante o dia, com queda significativa de temperatura durante a noite. Local bem ventilado.
Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode-se cultivá-lo sob árvores pouco frondosas ou usar tela de sombreamento entre 50% e 70% de proteção.
Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos muito pequenos, seguidos de uma folha cilíndrica, semelhante à da cebola, pendentes, verde-escura.
Tipo de substrato: Pode ser cultivada em toquinhos de madeira, diretamente em troncos de árvores ou em cachepôs de madeira com casca de peroba ou pinho, lembrando que nesse último o enraizamento é mais lento.
Regas: Diárias.
Doenças e pragas: É uma orquídea bem resistente a doenças. A praga mais comum são as cochonilhas. Pode-se fazer um controle manual e, em último caso, usar inseticidas piretroides.
Foto: Evandro Carlos Fereira dos Santos
Adubação: Use NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados, quinzenalmente. Não se esqueça de seguir a dosagem recomendada pelo fabricante.
Floração: Acontece no outono/inverno. Emite uma haste floral na base dos pseudobulbos, com até 40 centímetros de comprimento, portando até 12 flores de 5 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas marrom-acobreadas, pintalgadas de amarelo, e labelo amarelo.
Status ecológico: Raro na natureza.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário