Sophronitela violacea
Origem: Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e Bahia.
Ambiente: Quente, com boa umidade noturna e bem ventilado.
Luminosidade: Gosta de locais bem iluminados. Pode ser cultivada sob telado com proteção entre 30% e 50%.
Características: É uma micro orquídea epífita, com pseudobulbos sulcados de cerca de 5 centímetros de comprimento, numa mistura de verde com púrpura, folha delgada, verde-escuro.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Tipo de substrato: Pode ser cultivada em toquinhos de madeira ou em palitos de fibra de casca de coco.
Regas: Em dias frios deve ser regada uma vez por dia. Em dias quentes, deve ser regada duas ou três vezes por dia. Deve ser levada em conta a umidade presente no orquidário.
Doenças e pragas: É uma planta muito resistente a doenças. Pode ser atacada por pragas como o pulgão apenas na fase de brotação. Um controle manual costuma ser o suficiente.
Adubação: Recomendamos sempre, principalmente para os iniciantes, o uso de adubo com macronutrientes equilibrados, como NPK 20-20-20, por exemplo, quinzenalmente. Isso não impende, no entanto, que experimente outras formas de adubação. Mas tenha muita atenção com o tipod e resposta que sua planta oferece.
Floração: Ocorre no fim do inverno e início da primavera. Emite uma pequena haste floral com uma a três flores de 2 centímetros de diâmetro com todos os seguimentos lilás.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário