Encyclia fowliei
Sinônimo botânico: Epidendrum fowliei.
Origem: Brasil, no estado da Bahia.
Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.
Luminosidade: Média. Pode ser cultivada sob árvores ou usando-se telado com proteção entre 50% e 70%.
Características: É uma orquídea epífita com pseudobulbos curtos, cerca de 4 centímetros, encimados por 2 folhas lanceoladas, coreáceas, verde-brilhante.
Tipo de substrato: Pode ser cultivada em tocos de madeira ou em cachepôs de madeira com casca de pinho ou de peroba.
Regas: Nos substratos supracitados pode-se regar uma vez por dia em dias frios e duas vezes por dia em dias quentes.
Doenças e pragas: É uma orquídea bem resistente a doenças, mas pode ser atacada por doenças fúngicas caso a umidade seja excedente ou o substrato não seja ideal, deixando-a muito tempo encharcada. Tomando-se os devidos cuidados quanto a isso terá uma orquídea saudável.
A praga mais comum são as cochonilhas que podem se alojar entre os pseudobulbos ou na junção das folhas com o pseudobulbo. Use inseticidas piretroides para controle das mesmas.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Recomendamos sempre o uso de adubo com macronutrientes equilibrados (principalmente pra iniciantes) porque a margem de erro é menor. Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso, quinzenalmente.
Floração: Ocorre no outono/inverno. Emite uma haste floral no ápice do pseudobulbo, com cerca de 60 centímetros de comprimento, portando até 30 flores de 3 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-bronze com estrias púrpura, labelo claro com detalhes púrpura.
Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!
Um comentário:
Boa noite você tem ela para vender?
Postar um comentário