Bulbophylum picturatum
Origem: China, Mianmar, Tailândia e Vietnã.
Ambiente: Quente e seco durante o dia, frio e úmido durante a noite.
Luminosidade: Intensa. Pode-se usar telado com sombreamento entre 30% e 50%.
Características: É uma orquídea epífita com pseudobulbos de até 10 centímetros, verde-amarelados, portando uma folha lanceolada de cerca até 15 centímetros, verde-brilhante. o crescimento é meio desordenado, deixando um espaço de cerca de 5 centímetros entre os pseudobulbos.
Tipo de substrato: vasos cerâmicos com fibra de casca de coco, palitos de fibra de casca de coco ou diretamente no tronco de árvores.
Rega: Diária.
Doenças e pragas: É uma planta muito resistente à doenças, mas, se a umidade do ambiente for muito grande, pode ser atacada por doenças fúngicas. Um bom preventivo é usar sulfato de cobre juntamente com a adubação. Na fase de brotação pode ser atacada por insetos como pulgões e percevejos. Como é uma planta pequena e esparsa, o controle manual é a melhor receita.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Use NPK 20-20-20 quinzenalmente.
Floração: Ocorre na primavera. Emite uma haste floral na base do pseudobulbo, com cerca de 10 centímetros, portando até 10 flores, com sépalas amarelo-creme, pétalas púrpura e labelo púrpura mais escuro. É uma flor bem exótica.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário