Prostechea bueraremense
Sinônimos: Anacheilum bueraremense.
Origem: Brasil , no estado da Bahia.
Ambiente: Quente e úmido durante o dia, com queda de temperatura à noite.
Luminosidade: Gosta de lugares sombreados. Pode-se usar telado com proteção de 70%.
Características: É uma espécie epífita, com pseudobulbos delgados de cerca de 15 centímetros, com duas folhas lanceoladas, verde-brilhante, coreáceas. Espalha-se de forma um tanto desordenada.
Tipo de substrato: Se adapta bem em palitos de fibra de coco, vasos ou cachepôs com fibra de coco ou esfagno misturado com casca de peroba ou pinho.
Regas: Diárias.
Doenças e pragas: As doenças mais comuns são as causadas por fungos, entre elas a podridão-negra. Em caso de ataque intenso, elimine a planta atacada para que não contamine as outras. Se estiver no início, retire a parte afetada e use fungicidas específicos. Como preventivo use sulfato de cobre junto com a adubação. Em sua fase de brotação pode ser atacada por pulgões. Elimine-os manualmente ou usando detergente líquido misturado com água. Só use inseticidas em caso de ataque muito forte.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso de dez em dez dias.
Floração: Ocorre na primavera. Emite uma haste floral por entre as folhas, no ápice do pseudobulbo, com cerca de 15 centímetros e portando até 10 flores de 5 centímetros de diâmetro, com pétalas, sépalas e labelo de cor amarelo-creme, pintalgados de marrom-avermelhado, quase púrpura.
Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário