Coelogyne trinervis
Origem: Tailândia.
Ambiente: Quente e úmido, com queda significativa de temperatura à noite.
Foto; Daniel Carvalho Gonçalves
Luminosidade: Prefere meia-sombra, use telado com proteção entre 50% e 70%.
Características: É uma orquídea com hábitos epífitas, com pseudobulbos verde-amarelados de cerca de 8 centímetros de altura, com duas folhas lanceoladas de 30 centímetros, verde-brilhante. Seu nome trinervis deriva-se do fato de possuir três nervuras ao longo de sua folhas.
Tipo de substrato: Pode ser cultivada com maior facilidade em vasos cerâmicos com fibra de casca de coco ou em palitos de fibra de casca de coco.
Regas: O ideal é deixar o substrato secar para fazer uma nova rega.
Doenças e pragas: É uma orquídea bastante resistente a doenças. É facilmente atacada por insetos sugadores como cochonilhas e pulgões em sua fase de brotação. O controle ideal deve ser manual, mas pode-se usar detergente diluído em água ou inseticidas piretroides, se o ataque for intenso.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Adubação: Pode-se usar qualquer adubo de boa procedência com macronutrientes equilibrados, por exemplo, NPK 20-20-20, quinzenalmente.
Floração: Ocorre no inverno. Sua haste floral surge da base dos pseudobulbos, mede cerca de 20 centímetros e possui até 15 flores de cerca de 3 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-pálido, com labelo marrom-amarelado, com estrias amarelo-ouro em seu interior.
Status ecológico: Em risco de extinção em seu habitat natural.
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário