expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Doenças mais comuns em orquídeas

Podridão-negra: Causada por um fungo que ataca em períodos de muita umidade ou regas excessivas, transmitida, geralmente por respingos de chuva ou da água das regas. Como o nome sugere, a planta fica com raízes, pseudobulbos negros e moles, podendo evoluir para a morte da planta. O ideal é podar a parte atingida e queimar, usando, em seguida, fungicidas sistêmicos, facilmente encontrados em lojas de agropecuária. Preventivamente pode se usar o sulfato de cobre misturado em doses homeopáticas ao adubo.

Mancha-marrom: Causada por uma bactéria, Acidovorax cattleya. Como o nome sugere, forma-se manchas circulares marrons nas folhas, principalmente das Cattleyas. Pode, aos poucos, matar a planta. Pode as partes atingidas, isole a planta, diminua as regas e use bactericidas encontrados em lojas de produtos agropecuários.

Antracnose: Doença causada por um fungo que ataca as folhas das orquídeas favorecido por alta umidade e temperatura média. Forma lesões circulares marrons, parecendo anéis. O combate se faz com sulfato de cobre, cobrindo as partes afetadas. Não se esqueça de isolar a planta, para não contaminar as outras.

     Cattleya warnerii        Foto: Daniel carvalho Gonçalves


Ferrugem: Outro fungo bem conhecido por sua coloração amarela e disseminado pelo vento ou por respingos de água. Pode se usar fungicidas sistêmicos ou borrifar as folhas com sulfato de cobre.

Podridão-mole: Causada por uma bactéria, Erwinia carotovora, disseminada por insetos ou respingos de chuva ou água de rega. Causa manchas elípticas nas folhas e pseudobulbos, que amolecem e destroem a planta, podendo levá-la á morte. Pode as partes afetadas, isole a planta e use bactericidas próprios para essa doença.

Mofo-cinzento: Essa doença é causada por um fungo, Botrytis cinerea, e é disseminada pelo vento. Ataca principalmente as flores, formando manchas marrons pigmentadas sobre as flores. Não chega  comprometer a planta, mas prejudica a estética das flores. Use fungicidas específicos. 

Existem também doenças causadas por vírus, mas essas merecem um artigo específico que publicaremos mais tarde. Uma boa dica para manter suas orquídeas saudáveis é desinfetar suas ferramentas de poda e lida com elas. Outra dica importante é usar o sulfato de cobre em doses pequenas misturado ao adubo. 
Lembre-se que ter atenção é essencial no cultivo de orquídeas. 
Abraço!



Nenhum comentário: