expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Coelogyne lentiginosa

Coelogyne lentiginosa

Origem: Sudeste asiático.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Meia-sombra.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos cônicos, com cerca de 8 centímetros, encimado por duas folhas lanceoladas, verde-brilhantes.

Tipo de substrato: Pode ser plantada em vasos ou em cachepôs de madeira com uma mistura de fibra de casca de coco e casca de pinho ou peroba.

Regas: Em dias quentes, diariamente; em dias frios, de dois em dois dias.

Doenças e pragas: As doenças mais comuns são as causadas por fungos como a "podridão-negra" e a "ferrugem". Em ambos os casos, corte a parte afetada, isole a planta e trate com fungicida específico. Como preventivo, use sulfato de cobre na medida de um grama por litro de água juntamente com a adubação.
As pragas que mais acometem essas plantas são as cochonilhas e pulgões. As primeiras podem ser combatidas usando-se inseticida piretroide. As segundas, podem ser combatidas usando-se detergente líquido diluído em água.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Adubação: Use NPK 10-10-10 ou outro adubo com macronutrientes equilibrados e com boa dosagem de micronutrientes como ferro e zinco, quinzenalmente.

Floração: Ocorre no outono. Emite uma haste floral na base dos pseudobulbos, com cerca de 20 centímetros, portando até 10 flores de 3 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-creme e labelo da mesma cor com estrias amarelo-ouro e marrom.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: