expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 29 de julho de 2014

Prostechea bueraremense

Prostechea bueraremense

Sinônimo botânico: Anacheilum bueraremense.

Origem: Brasil, no estado da Bahia.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ambiente: Quente e úmido, mas bem ventilado.

Luminosidade: Gosta de locais com maior sombreamento. Pode ser cultivada sob árvores mais densas ou com telado com proteção entre 70% e 80%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos delgados com cerca de 10 centímetros de altura, encimados por duas folhas lanceoladas, verde-brilhante.

Tipo de substrato: Aprecia palitos de fibra de casca de coco ou cachepôs de madeira com uma mistura de fibra de casca de coco, casca de pinho ou de peroba e carvão.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: É uma orquídea bem resistente a doenças, mas pode ser atacada por fungos como o "podridão-negra". Se o ataque for brando, extirpe a parte afetada e isole a planta. Combata com fungicida específico recomendado por um agrônomo.
As pragas mais comuns são os pulgões e percevejos, principalmente em sua fase de brotação. O controle pode ser feito manualmente ou usando-se inseticida piretroides.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Recomendamos, principalmente para iniciantes, o uso de adubo químico com macronutrientes equilibrados como NPK 20-20-20, por exemplo, de 15 em 15 dias.

Floração: Ocorre no fim do inverno e início da primavera. Emite uma haste floral de cerca de 30 centímetros de altura com até 10 flores de 3 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-pálido, pintalgado de marrom-púrpura, e labelo diminuto, branco com o interior com pequena mancha amarela.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: