expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 1 de julho de 2014

Oncidium forbesii

Oncidium forbesii

Origem: Brasil, no estado de Minas Gerais.

Ambiente: Quente e úmido. Aprecia boa ventilação.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Aprecia boa luminosidade. pode ser cultivado sob árvores pouco copadas ou usando-se telado com proteção entre 30% e 50%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos meio arroxeados, achatados lateralmente, com duas folhas lanceoladas, verde-brilhante com nuances arroxeadas.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores, toquinhos de madeira ou cachepôs de madeira com casca de peroba ou pinho.

Regas: Com os substratos supracitados, pode ser regada até duas vezes por dia, lembrando sempre que  ela gosta de umidade mas o substrato não pode ficar encharcado.

Doenças e pragas: Desde que não fique encharcada, praticamente não é acometida por nenhuma doença.
As pragas mais comuns são as cochonilhas e os pulgões. Podem ser controladas manualmente ou usando-se detergente líquido diluído em água. Use inseticidas apenas em caso de ataque intenso.



    Foto: Evandro Carlos ferreira dos Santos


Adubação: Recomendamos sempre o uso de adubo químico com macronutrientes equilibrados como NPk 20-20-20, por exemplo, de 15 em 15 dias. Siga sempre a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Acontece no verão. Emite uma haste floral na base lateral do pseudobulbo com até 1 metro de comprimento, com até 100 flores de 3 centímetros de diâmetro, com sépalas, pétalas e labelo de cor marrom-avermelhada, com as bordas amarelas, encrespadas.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: