expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 22 de julho de 2014

Epidendrum porpax

Epidendrum porpax

Origem: Colômbia e Venezuela.

Ambiente: Gosta de ambientes com temperatura média, úmidos e bem ventilados.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Aprecia locais sombreados. Pode ser cultivada sob árvores bem copadas ou usando-se telado com proteção entre 70% e 80%.

Características: É uma orquídea epífita de pequeno porte com pseudobulbos delgados com folhas alternas, lanceoladas, coreáceas, verde-brilhante.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em vasos plásticos com uma mistura de fibra de casca de coco com casca de pinho ou peroba, ou em palitos de fibra de casca de coco.

Regas: Usando-se os substratos supracitados, uma vez por dia é o bastante.

Doenças e pragas: Como é uma orquídea que gosta de locais sombreados e úmidos, deve-se prestar bastante atenção para a ocorrência de doenças fúngicas como a "podridão-negra" e a "ferrugem". No estágio inicial da doença, pode-se extirpar a parte afetada e tratá-la com fungicidas específicos, recomendados por um agrônomo. Sempre indicamos, como preventivo, a aplicação de doses pequenas de sulfato de cobre juntamente com a adubação.
Suas principais pragas são as cochonilhas e pulgões. Faça uma verificação semanal nas suas plantas e mantenha o controle manual. Em caso de infestação intensa, use inseticidas piretroides, encontrados em qualquer loja de produtos agronômicos.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Pode-se usar adubação orgânica em doses pequenas para evitar a proliferação de fungos.
A adubação química é a mais recomendada para quem não tem muita experiência. Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 20-20-20, por exemplo, quinzenalmente. Nunca exceda a dose recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre no verão. Emite uma ou duas flores de um centímetro no ápice dos pseudobulbos, com pétalas e sépalas amarelo-creme e labelo amarelo-creme mesclado com marrom-avermelhado.

Status ecológico: Em risco de extinção em seu ambiente natural.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: