expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Laelia pumila

Sinônimos: Hadrolaelia pumila.

Origem: Brasil, nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ambiente: Prefere ambientes frescos e muito úmidos. 

Luminosidade: Gosta de lugares sombreados. No orquidário pode-se usar sombrite 70%.

Tipo de substrato: Por ser epífita, pode ser cultivada em toquinhos de madeira, em vasos plásticos com fibra de casca de coco.

Características: Planta de porte pequeno, com pseudobulbos roliços, delgados, de até 7 cm de cumprimento, com uma única folha oblonga de cerca de 10 cm, coreácea, parecendo um pouco com a Cattleya walkeriana.


Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Regas: Se plantadas em tocos de madeira, deve ser regada todos os dias e em tempo muito quente, até duas vezes por dia. Em vasos plásticos, pode ser regada de dois em dois dias.

Doenças e pragas: Por gostar de ambientes pouco iluminados e úmidos pode ser atacada por fungos, cochonilhas e outros insetos sugadores. O ideal para prevenir os ataque de fungos é usar sulfato de cobre juntamente com a adubação. Caso já esteja afetada, isole a planta e use fungicidas comuns. Os insetos podem ser controlados manualmente ou usando-se uma mistura de detergente neutro com água.

Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo disso quinzenalmente.

Floração: Ocorre do mês de março até maio. Flores de cor rosa-púrpura, com labelo de cor rosa mais escuro, aveludado, com detalhe branco na sua margem. Flores de até 8 cm de diâmetro. Além da cor típica, pode apresentar-se também em variedades albas e caeruleas.


Cuide bem de suas orquídeas e boa floração.
Um grande abraço!

Nenhum comentário: