expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Laelia crispata

Sinônimos: Hoffmannseggella crispata.

Origem: Brasil, estado de Minas Gerais.

Ambiente: Gosta de ambientes quentes e secos durante o dia e com boa umidade e queda de temperatura durante a noite. Aproveita-se bem do orvalho noturno.

Iluminação: Gosta de ambientes bem iluminados, podendo suportar até o sol pleno. O ideal é usar sobrite 50%.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: Apresenta pseudobulbos de até 20 cm de altura, encimado por uma folha grossa, coreácea e lanciforme. Os pseudobulbos são amarelos tendendo para o verde. As folhas são verdes e podem apresentar tons de marrom ou vinho se cultivadas em pleno sol.

Substrato ideal: Por se tratar de uma espécie rupícola ou terrestre, pode ser cultivada com uma mistura de pedrisco com fibra de coco, com pedras misturadas com terra vegetal.

Adubação: Pode-se usar adubação orgânica no substrato de dois em dois meses e NPK 20-20-20 nas folhas quinzenalmente.

Doenças e pragas: As principais doenças que atacam essa planta são os fungos, devido à adubação orgânica, principalmente a podridão negra, que amolece e mata os pseudobulbos rapidamente, principalmente nos meses chuvosos. Se o ataque for identificado no início, podem se usar fungicidas comuns. Se a infestação for grave, o ideal é queimar a planta pra não infectar as outras. Quanto às pragas, deve se ter muita atenção com as cochonilhas, que podem controladas manualmente, usando-se uma escova de dentes macia e água com detergente neutro.

Floração: As flores surgem numa haste floral de até 30 cm. São entre 6 e 10 flores de 3 cm de diâmetro, com pétalas e sépalas cor-de-rosa e labelo cor-de-rosa com a base interior amarela. Floresce em agosto e setembro.

Status ecológico: Médio risco de extinção.

Bom cultivo e bons resultados para todos!

Nenhum comentário: