expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Pelantantheria insectifera

Pelantantheria insectifera

Origem:  Himalaia, Índia, Burma e Vietnã.

Ambiente: Quente e úmido durante o dia, com queda significativa de temperatura à noite.

Luminosidade: Meia-sombra. Pode ser cultivada sob árvores mais copadas ou usando-se telado com proteção de 80%.

Características: É uma espécie epífita, de crescimento monopodial, raízes aéreas. folhas alternadas, oblongas, verde-brilhantes. É uma orquídea não recomendada para iniciantes pelo fato de ser de difícil cultivo.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Tipo de substrato: O ideal é plantá-la em troncos de árvores, mas pode ser cultivada em casca de peroba, por exemplo.

Regas: Em dias quentes, duas vezes por dia. Em dias frios, uma vez por dia.

Doenças e pragas: As doenças mais comuns são as causadas por fungos como a "podridão-negra" e a "ferrugem". Corte a parte afetada, isole a planta e trate com fungicida específico, recomendado por um agrônomo.
As pragas que mais infestam são as cochonilhas e pulgões. Cochonilhas devem ser combatidas usando-se óleo de nim ou inseticida piretroide. Os pulgões podem ser combatidos usando-se detergente líquido diluído em água.

Adubação: Deve ser feita quinzenalmente, usando-se NPK 10-10-10 ou outro adubo com macronutrientes equilibrados e com boa dosagem de micronutrientes como o ferro e zinco, por exemplo. O importante é que seja seguida a dosagem recomendada pelo fabricante. Nunca exceda a dosagem porque pode matar sua planta.

Floração: Ocorre no final do verão e início do outono. Emite uma pequena haste floral na base da folha, portando ate 5 flores de 1 centímetro de diâmetro, com pétalas e sépalas verdes, maculadas de marrom, com labelo lilás.

Status ecológico: Perigo de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: