expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sophronitela violacea

Sophronitela violacea

Origem: Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e Bahia.

Ambiente: Quente, com boa umidade noturna e bem ventilado.

Luminosidade: Gosta de locais bem iluminados. Pode ser cultivada sob telado com proteção entre 30% e 50%.

Características: É uma micro orquídea epífita, com pseudobulbos sulcados de cerca de 5 centímetros de comprimento, numa mistura de verde com púrpura, folha delgada, verde-escuro.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Tipo de substrato: Pode ser cultivada em toquinhos de madeira ou em palitos de fibra de casca de coco.

Regas: Em dias frios deve ser regada uma vez por dia. Em dias quentes, deve ser regada duas ou três vezes por dia. Deve ser levada em conta a umidade presente no orquidário.

Doenças e pragas: É uma planta muito resistente a doenças. Pode ser atacada por pragas como o pulgão apenas na fase de brotação. Um controle manual costuma ser o suficiente.

Adubação: Recomendamos sempre, principalmente para os iniciantes, o uso de adubo com macronutrientes equilibrados, como NPK 20-20-20, por exemplo, quinzenalmente. Isso não impende, no entanto, que experimente outras formas de adubação. Mas tenha muita atenção com o tipod e resposta que sua planta oferece.

Floração: Ocorre no fim do inverno e início da primavera. Emite uma pequena haste floral com uma a três flores de 2 centímetros de diâmetro com todos os seguimentos lilás.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: