expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Coelogyne lindleiana

Coelogyne lindleiana

Origem: Sudeste asiático.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Aprecia locais mais sombreados. Pode-se cultivá-la sob árvores bem copadas ou sob telado com proteção entre 70% e 80%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos cônicos, verde-claro, encimados por duas folhas lanceoladas, verde-brilhante.

Tipo de substrato: pode ser cultivada em toquinhos de madeira com um pouco de esfagno para manter a umidade, em palitos de fibra de casca de coco.

Regas: Diárias, desde que o substrato não fique encharcado.

Doenças e pragas: A doença mais comum é normalmente causada por excesso de umidade, o que aumenta a probabilidade de ataque do "podridão-negra". Se o ataque for brando e percebido a tempo, core a parte afetada, isole a planta e combata usando fungicida específico, recomendado por um agrônomo. Recomendamos sempre o uso de sulfato de cobre, em doses pequenas, juntamente com a adubação, como forma de prevenir.
A praga mais comum são os pulgões, principalmente na fase de brotação e de desenvolvimento dos botões. faça um controle manual ou use detergente líquido diluído em água.




    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 10-10-10, por exemplo, quinzenalmente. O importante é a constância. Não se esqueça de seguir a dosagem recomendada pelo fabricante. Adubo demais pode matar sua planta.

Floração: Ocorre no verão. Emite uma haste floral no ápice do pseudobulbo, portando uma flor de 5 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-creme e labelo amarelo-creme com forte mácula marrom em seu interior.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: