expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dendrobium sulcatum

Dendrobium sulcatum

Origem: Ásia.

Ambiente: Gosta de ambientes secos e quentes durante o dia e úmidos e frios durante a noite e locais bem ventilados.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Diferente da maioria dos Dendrobium, esse prefere meia-sombra. Pode-se cultivá-lo sob árvores ou com telado com proteção de 50%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos com até 30 centímetros de altura com folhas alternas, verde-brilhante.

Tipo de substrato: Pode  ser cultivado diretamente em troncos de árvores, em cachepôs de madeira ou vasos cerâmicos com casca de peroba ou pinho ou em tocos de madeira.

Regas: Todos os dias, obedecendo-se os substratos acima citados.

Doenças e pragas: Como a maioria dos Dendrobium, esse também é muito resistente a doenças, mas pode ser atacado, principalmente na época de brotação, por pragas como pulgões. A melhor forma de controle é a manual. Só empregue inseticidas no caso de ataque intenso.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como, por exemplo, NPK 10-10-10, quinzenalmente. lembre-se sempre de seguir a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre na primavera. emite uma haste floral na parte superior do pseudobulbo com cerca de 20 centímetros de comprimento, portando até 20 flores de 5 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-ouro e labelo amarelo-ouro com uma mácula vermelha no centro.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Saudações orquidófilas!

Nenhum comentário: