expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 1 de maio de 2014

cattleya iricolor

Cattleya iricolor

Origem: Matas do Equador e Peru.

Ambiente: Quente e úmido.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Meia-sombra. Pode-se usar telado com proteção de 50% ou cultivá-la sob árvores.

Características: É uma orquídea com hábitos epífitas, com pseudobulbos de cerca de 20 centímetros de altura, encimados por uma folha lanceolada, coreácea, verde brilhante, com 25 centímetros, em média.

Tipo de substrato: Tocos de madeira, cachepôs o vasos cerâmicos com casca de peroba ou pinho. o importante é que seja bem drenado.

Regas: Usando-se os substratos ideais, conforme citado acima, a rega pode ser diária.

Doenças e pragas: As Cattleya são vulneráveis, principalmente se a umidade do ambiente e do substrato for muito alta, a ataques de doenças fúngicas como o ferrugem e a podridão-negra. Para isso existem fungicidas específicos. É bom consultar um agrônomo. Mas de maneira geral a planta dever ser isolada para que não contamine as demais. Uma boa medida preventiva é adicionar sulfato de cobre à adubação.
As pragas que mais dão prejuízo à essa espécie são as cochonilhas que podem ser eliminadas manualmente ou usando-se uma escova de dentes macia. Em caso de ataque mais intenso use inseticidas piretroides.

Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 20-20-20, por exemplo, de dez em dez dias.




    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Floração: Ocorre na primavera. A haste floral surge de uma espata no ápice do pseudobulbo, portando até 6 flores de 12 centímetros, em média, de diâmetro, com sépalas e pétalas amarelo-creme e labelo amarelo-creme com detalhes amarelo-ouro e lilás em seu interior.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: