expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Hadrolaelia grandis

Hadrolaelia grandis

Sinônimos: Laelia grandis.

Origem: Brasil, no estado da Bahia.

Ambiente: Quente e com boa umidade noturna.

Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode-se usar telado com proteção de 50% ou cultivá-la sob árvores.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma espécie epífita, com pseudobulbos claviculados de cerca de 20 centímetros, com folhas lanceoladas, compridas, coreáceas, do verde-claro ao verde-amarelado, dependendo do tipo de iluminação.

Tipo de substrato: Gosta de substratos que não retenham água por muito tempo como toquinhos de madeira, palitos de fibra de coco, cachepôs com casca de peroba ou pinho, etc.

Regas: Se for nos substratos citados acima, a rega pode ser diária. Se for em outro tipo de substrato, verificar quando este está seco, para então regá-lo.

Doenças e pragas: As doenças mais comuns são as causadas por fungos que ocorrem principalmente por causa de umidade excessiva. Para combatê-las existem fungicidas específicos no mercado. Consulte um agrônomo. Um boa medida preventiva é usar sulfato de cobre juntamente com a adubação. 
As pragas mais comuns são cochonilhas e pulgões que podem ser combatidos manualmente, usando-se detergente dissolvido em água ou, em último caso, inseticidas piretroides.

Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso, quinzenalmente.

Floração: Acontece em dezembro e janeiro. Apresenta flores de 12 centímetros de diâmetro, com sépalas e pétalas encrespadas, amarelo-bronzeado, com labelo branco, fortemente estriado de lilás.

Status ecológico: Em vias de extinção em seu habitat natural.

Abraço!

Nenhum comentário: