expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Cattleya porphyroglossa

Cattleya porphyroglossa

Origem: Brasil, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Ambiente: Quente e úmido. Na natureza, ocorre nas margens de rios.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Prefere meia-sombra. Cultive sob telado com proteção de 50% ou sob árvores.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos cilíndricos, delgados, medindo, em média, 30 centímetros de altura, com duas folhas coreáceas, oblongas, verde-claro.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores, toquinhos de madeira, palitos de fibra de coco e vasos com cascas de peroba ou pinho.

Regas: Diárias em dias frios e, dependendo da umidade do ambiente, até duas vezes ao dia, principalmente em dias quentes.

Doenças e pragas:  Como toda orquídea cultivada em meio úmido, deve se tomar cuidado com doenças fúngicas como a "podridão-negra", por exemplo. Qualquer sinal de amolecimento ou escurecimento na base da planta ou da folha, a parte afetada deve ser retirada e queimada e a planta deve ser isolada para não contaminar as outras. Use fungicida específico receitado por um agrônomo. As pragas mais comuns são cochonilhas e pulgões. Tente fazer o controle manual ou usando detergente líquido diluído em água. Em último caso, use inseticida.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Prefira sempre a adubação química por causa da menor incidência de erros no processo. Use adubo com macronutrientes equilibrados, tipo NPK 20-20-20, por exemplo. Aplique de 10 em 10 dias. Siga sempre a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Floresce na primavera. Emite uma haste floral no ápice dos pseudobulbos, com duas ou três flores de 8 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-acastanhado, labelo trilobado com lóbulo frontal púrpura, rajado.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço!

Nenhum comentário: