Oncidium ciliatum
Origem: Brasil, em toda a região central.
Sinônimos: Nenhum.
Ambiente: Gosta de ambientes quentes e com pouca umidade.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Luminosidade: Prefere ambientes bem iluminados, podendo ser cultivados até mesmo em sol pleno.
Características: É uma planta epífita, com pseudobulbos largos, achatados lateralmente e vincados, de mais ou menos 7 cm de altura, com folhas de 20 cm de comprimento, de cor verde-brilhante.
Tipo de substrato: A melhor opção para cultivo é em toquinhos de madeira.
Regas: Nos dias quentes pode ser regado duas vezes por dia e em dias frios, apenas uma.
Doenças e pragas: É uma planta muito resistente a doenças, mas pode ser atacado por ferrugem. Caso infectado, deve ser isolado e tratado com fungicidas específicos. Pode ser atacado por pulgões em sua fase de brotação, o que pode ser controlado manualmente.
Adubação: Pode ser usado o NPK 20-20-20 para manutenção e NPK 06-14-08 ou próximo a isso a partir do mês de julho, até o mês de outubro.
Floração: Floresce no mês de outubro. Sua inflorescência mede até 40 cm. Porta até 30 flores de 2 cm de diâmetro, com sépalas e pétalas amarelas, levemente maculadas de marrom, com labelo amarelo ouro, trilobado e lóbulos laterais voltados para baixo.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Sucesso!
Um comentário:
tenho dois pés de oncidium ciliatum (orquidea)estava muito curiosa para saber o nome e os cuidados,mas a minha floresce constantemente de três ramos,fico feliz porque ela embeleza minha varanda
Postar um comentário