Trichocentrum fuscum
Origem: Brasil, região sudeste, sul da Bahia e alguns pontos da Amazônia.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Ambiente: Gosta de lugares frescos e úmidos. É encontrada na natureza em grotas fundas e úmidas ou em matas ciliares bem protegidas da luz do sol.
Luminosidade: Aprecia lugares bem sombreados. Use, se preferir, sombrite 70%.
Características: É uma planta epífita, pequena, com folhas lanceoladas, formando pequenas touceiras. Não possui pseudobulbos.
Tipos de substratos: Pode ser plantada em palitos de fibra de coco, em toquinhos de madeira, em sabugos de milho ou em vasos com fibra de coco.
Regas: Se plantada em palito de fibra de coco ou em vasos, pode ser regada uma vez a cada dois dias.
Se plantada em toquinhos de madeira ou sabugo de milho, deve ser regada duas vezes por dia.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Pragas e doenças: Por gostar de lugares úmidos e formar pequenas touceiras, pode ser atacada, principalmente por cochonilhas, que podem ser combatidas com qualquer inseticida piretróide. Suas principais doenças são causadas por fungos e podem ser prevenidas com a mistura de sulfato de cobre ao adubo, em doses pequenas. Para combate da doença já instalada, use fungicidas, facilmente encontrados em lojas de produtos agropecuários.
Floração: Sua floração pode ser isolada ou em pequenos cachos com até três flores de 3 cm de diâmetro. Suas pétalas e sépalas são marrons com as bordas amarelas e o labelo é brando com estrias lilás.
Floresce de novembro a janeiro.
Adubação: Use o NPK 20-20-20 quinzenalmente.
Reserve um pouco de seu tempo para cuidar de suas orquídeas e verá que sua recompensa virá em forma de flores belas e de boa qualidade.
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário