Laelia lobata var. alba
Sinônimos: Hadrolaelia lobata.
Origem: Brasil, no estado do Rio de Janeiro.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Ambiente: Gosta de ambientes quentes, secos durante o dia e úmidos à noite.
Luminosidade: Prefere ambientes bem iluminados. O ideal é usar sombrite 50%.
Características: É uma planta rupícola ou epífita. Pseudobulbos de até 25 cm de comprimento, com folhas lanceoladas e coreáceas, formando touceiras.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Tipo de substrato: Por ser epífita ou rupícola, pode ser plantada em vasos de cerâmica com fibra de coco, em palitos de fibra de coco, toquinhos de madeira e diretamente sobre o tronco de árvores.
Regas: Nos vasos e no palito de fibra de coco pode-se regar de dois em dois dias no inverno e diariamente no verão. Nos toquinhos de madeira pode ser regada todos os dias.
Doenças e pragas: Podem ser atacadas por fungos, principalmente na época chuvosa, por lesmas e caracóis, e por cochonilhas. O uso de fungicidas combate a maioria dos ataques de fungos. Uma boa medida é usar sulfato de cobre em doses homeopáticas misturado ao adubo. Os caracóis e lesmas podem sem recolhidos manualmente ou usando chuchu cru colocados à noite no orquidário. Se o ataque de cochonilhas for brando, faça a limpeza manual usando uma escova de dentes macia. Se for mais intenso, use um inseticida piretróide suave.
Floração: Floresce no mês de dezembro. Flores brancas de até 15 cm de diâmetro, com labelo encrespado, vistoso.
Cuide bem de suas orquídeas!
Linda floração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário