expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Phalaenopsis

Como no Brasil as floriculturas e orquidários comerciais difundiram em grande escala os híbridos do gênero Phalaenopsis, faremos uma abordagem apenas do gênero e suas facetas de cultivo.


Origem: Ásia, Japão e Filipinas.

Ambiente: Gosta de ambientes quentes e úmidos.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Luminosidade: Sombra. Se usar sombrite, use com 80% de proteção. Pode ser, inclusive, cultivada dentro de casas e apartamentos.

Tipo de substrato: Plante em vasos com fibra de coco ou em árvores, desde que não pegue sol intenso.

Regas: Uma dica interessante é que mantenha o substrato úmido mas não encharcado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Pragas e doenças: Como gosta de ambientes úmidos, pode ser atacado por lesmas, caracóis e cochonilhas. Se tiver poucas plantas, o ideal é fazer uma limpeza manualmente, usando detergente neutro e uma escova de dentes macia. Para prevenir aparecimento de fungos, use sulfato de cobre junto com a adubação normal. Se o ataque de fungos for intenso, isole a planta, pode a parte afetada e use fungicidas comuns.

Floração: Há uma variedade de cores e tamanhos no mercado: branco, rosa, amarelo, creme, etc. Dependendo do ambiente e do tipo de cuidado, pode florescer até duas vezes por ano. Normalmente dão cachos bem ornamentais com até 10 flores.

Cuide bem de sua orquídea. Se tiver alguma dúvida, use a seção "Comentários", e, tão rápido possível, esclareceremos para você.
Um grande abraço! 

Nenhum comentário: