expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Vanda lamellata

Vanda lamellata

Origem: Taiwan, Borneo e Filipinas.

Ambiente: Quente, bastante úmido e bem ventilado.

Luminosidade: Prefere locais com boa luminosidade. O ideal é que esta varie entre 50% e 70%.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma orquídea epífita, de crescimento monopodial (cresce na vertical), raízes, em sua maioria, aéreas, folhas lanceoladas, vincadas, alternas, verde-brilhantes.

Tipo de substrato: Gosta de cachepôs de madeira com pouco substrato, que pode ser casca de pinho ou de peroba. Suas raízes são aéreas, pois necessitam de boa respiração.

Regas: Em dias frios, uma vez por dia; em dias quentes, duas ou três vezes por dia.

Doenças e pragas: É uma orquídea bem resistente a doenças, mas pode ser atacada por doenças fúngicas como a "ferrugem". Use fungicida específico, recomendado por um agrônomo.
As pragas mais comuns são as cochonilhas e pulgões, principalmente em sua fase de brotação. No caso dos pulgões, combata-os com detergente líquido diluído em água. As cochonilhas precisam de inseticidas piretroides ou óleo de nim.




    Foto: Evandro Carlos ferreira dos Santos


Adubação: Use NPK 20-20-20 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados de 15 em 15 dias. Tome cuidado de molhar bastante as folhas e raízes. Unca exceda a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Acontece no verão, mas pode surgir mais de uma vez por ano se estiver saudável. Emite uma haste floral nas axilas das folhas, com cerca de 30 centímetros, portando até 15 flores de 6 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-creme, fortemente maculadas de marrom. Labelo pequeno, marrom com detalhe lilás.

Status ecológico: Raro, mas sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!


Nenhum comentário: