expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Brassavola nodosa

Brassavola nodosa

Origem: Brasil, México, guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Venezuela.

Ambiente: Quente e úmido.

Luminosidade: Gosta de ambientes sombreados. Pode ser cultivada sob árvores bem copadas ou usando-se telado com proteção de 80%.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos curtíssimos, folhas cilíndricas, lanceoladas, vincadas longitudinalmente, verde-brilhantes.

Tipos de substratos: pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores, em palitos de casca de fibra de coco ou em toquinhos de madeira.

Regas: Em dias frios, uma vez por dia; em dias quentes, duas vezes por dia.

Doenças e pragas: Raramente é acometida de alguma doença, normalmente causadas por fungos. use sulfato de cobre na proporção de um grama por litro de água, juntamente com a adubação  uma vez por mês.
As pragas mais comuns são as cochonilhas que se abrigam entre as bainhas na base das folhas. use insetcida específico ou óleo de nim.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira da Silva


Adubação: Use NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados de 15 em 15 dias. Nunca exceda a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre no verão/outono. Emite uma haste floral na base da folha, por entre a bainha, com cerca de 20 centímetros de comprimento, portanto até 5 flores de 6 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas delgadas, branco-esverdeadas e labelo cordiforma, largo, branco.

Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!


Nenhum comentário: