expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Zygopetalum crinitum

Zigopetalum crinitum

Origem: Brasil.

Ambiente: Clima quente, ambiente fresco e com um pouco de umidade.

Luminosidade: Gosta de ambientes sombreados. Se cultivados sob telado de proteção, use sombrite de 80%.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma espécie terrestre, podendo mais raramente ocorrer sob forma epífita, com pseudobulbos de 6 centímetros, emcimados por duas ou três folhas lanceoladas de cerca de 35 centímetros de comprimento, verde-brilhantes.

Tipos de substratos: O substrato pode ser preparado usando-se terra, pequenas cascas de madeira e carvão vegetal.

Regas: O importante é manter o substrato semi-úmido.

Doenças e pragas: Podem ser atacadas por doenças fúngicas como a "ferrugem". Nesse caso, o ideal é cortar fora a parte afetada, isolar a planta e usar fungicida específico, recomendado por um agrônomo. Uma dica que sempre damos é a utilização de sulfato de cobre juntamente com a adubação de forma preventiva.
As pragas mais comuns são os pulgões, de fácil controle, podendo, inclusive, ser controlados manualmente ou utilizando-se detergente líquido diluído em água; as cochonilhas já são mais difíceis de controlar e exigem uma maior observação para serem detectadas, uma vez que se alojam nas juntas entre as folhase os pseudobulbos. Utilize inseticidas piretroides.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: A melhor adubação para orquídeas terrestres ainda é a orgânica e pode ser realizada mensalmente.

Floração: Emite uma haste floral com cerca de 50 centímetros de altura com 5 a 7 flores de cinco centímetros de diâmetro com pétalas e sépalas verdes, fortemente maculadas de marrom. O labelo é obovoide branco, com estrias púrpuro-azuladas. Floresce normalmente entre junho e setembro.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.
Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: