expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Oncidium stacyi

Oncidium stacyi

Origem: Bolívia e Peru.

Sinônimos científicos: Trichocentrum stacyi, Cohniella stacyi.

    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ambiente: Quente e úmido durante o dia, com queda significativa de temperatura durante a noite. Local bem ventilado.

Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode-se cultivá-lo sob árvores pouco frondosas ou usar tela de sombreamento entre 50% e 70% de proteção.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos muito pequenos, seguidos de uma folha cilíndrica, semelhante à da cebola, pendentes, verde-escura.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em toquinhos de madeira, diretamente em troncos de árvores ou em cachepôs de madeira com casca de peroba ou pinho, lembrando que nesse último o enraizamento é mais lento.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: É uma orquídea bem resistente a doenças. A praga mais comum são as cochonilhas. Pode-se fazer um controle manual e, em último caso, usar inseticidas piretroides.



    Foto: Evandro Carlos Fereira dos Santos


Adubação: Use NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados, quinzenalmente. Não se esqueça de seguir a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Acontece no outono/inverno. Emite uma haste floral na base dos pseudobulbos, com até 40 centímetros de comprimento, portando até 12 flores de 5 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas marrom-acobreadas, pintalgadas de amarelo, e labelo amarelo.

Status ecológico: Raro na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: