expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Doritis pulcherrima

Doritis pulcherrima

Sinônimo botânico: Phalaenopsis pulcherrima.

Origem: Leste da Ásia.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Branda. Gosta de locais sombreados. Pode ser cultivada sob árvores bem copadas, varandas ou sob telado com proteção de 70% ou 80%.

Características: É uma orquídea epífita, de crescimento monopodial, com folhas lanceoladas opostas, coriáceas, verde-escuras.

Tipo de susbtrato: Pode ser cultivada em cachepôs de madeira ou vasos cerâmicos com fibra de casca de coco, esfagno e casca de pinho ou peroba.

Regas: Diárias. O substrato deve permanecer úmido.

Doenças e pragas: É acomedida por doenças fúngicas como a "podridão-negra" ou "ferrugem". Nesses casos, a parte afetada deve ser amputada e a planta isolada. O tratamento deve ser feito com fungicida específico recomendado por um agrônomo. Como prevenção, pode-se usar sulfato de cobre na proporção de um grama por litro de água juntamente com a adubação.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Deve ser feita quinzenalmente, usando-se NPK 20-20-20 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados. Nunca exceda a dose recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre no outono/inverno, normalmente, mas pode florescer em outras épocas do ano, desde que bem nutrida. Emite uma haste floral de cerca de 40 centímetros com até 15 flores de 6 centímetros de diâmetro, com pétalas, sépalas e labelo lilás.

Status ecológico: Em extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: