expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dendrobium pierardii

Dendrobium pierardii

Origem: Ásia.

Ambiente: Quente e seco durante o dia e frio e úmido durante a noite. Aprecia boa ventilação.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Intensa. Pode ser cultivada sob árvores pouco frondosas ou sob telado com proteção entre 30% e 50%.

Características: É uma orquídea epífita, com caule delgado e pendente de até 80 centímetros, com folhas lanceoladas verde-claro.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente nos troncos de árvores, em tocos de madeira ou em cachepôs de madeira com casca de pinho ou peroba.

Regas: As regas podem ser diárias do final da floração até o meio da nova brotação. Nos meses que antecedem a floração (entre maio e julho) as regas devem ser diminuídas para duas ou três vezes por semana. Isso evita que, ao invés de florir, ela brote.

Doenças e pragas: Em condições normais de cultivo, dificilmente é atacada por doenças. Na fase de brotação ou crescimento dos botões florais, pode ser atacada por pulgões ou percevejos. Pode ser feito o controle manual ou usando-se detergente líquido diluído em água, no caso dos pulgões. No caso dos percevejos, use inseticidas piretroides.



                      Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubos com macronutrientes equilibrados como NPK 10-10-10, por exemplo, de 15 em 15 dias. Nunca esqueça de seguir a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre do meio ao fim do inverno. Emite de 1 a 5 flores em cada entrenó dos caules, podendo ter até 30 flores em cada caule. Sua flor mede 5 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas rosa-claro, com labelo rosa-claro com o interior amarelado.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: