expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dendrobium trantuanii

Dendrobium trantuanii

Origem: Vietnã.

Ambiente: Quente e seco durante o dia e frio e úmido durante a noite.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Pode ser cultivado em meia-sombra, mas se adapta bem até em sol direto, desde que mantidas as condições de umidade. O ideal é usar telado com proteção entre 30% e 50%.

Características: É uma espécie epífita com pseudobulbos nodulares de até 70 centímetros de comprimento, com folhas alternas, lanceoladas, verde-claro.

Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em tronco de árvores, em toquinhos de madeira ou palitos de fibra de coco.

Regas: Diárias, principalmente à tarde ou no início da noite.

Doenças e pragas: É uma orquídea muito resistente à doenças, mas pode ser atacada por pragas como percevejos e pulgões. O ideal é fazer um controle manual ou aplicando uma mistura de detergente líquido com água. Só use inseticidas se o ataque for muito intenso.

Adubação: Use adubos com macronutrientes equilibrados, como NPK 20-20-20, por exemplo. Faça pulverizações nas folhas, pseudobulbos e raízes quinzenalmente.


           Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Floração: Acontece na primavera. Emite uma haste floral nos entrenós dos pseudobulbos, portando até 8 flores de sete centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas rosa-claro, com labelo rosa-claro, com centro amarelo e fortemente maculado de marrom-avermelhado.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: