expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Cochlioda rosea

Cochlioda rosea

Origem: Equador.

Ambiente: Gosta de ambientes frescos e com média umidade.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves

Luminosidade: Gosta de locais bem sombreados. Pode-se usar telado com proteção de 70% ou 80%.

Características: É uma orquídea de hábitos epífitas, com pseudobulbos cônicos, verde-claro, encimados por duas folhas lanceoladas de cerca de 25 centímetros de comprimento, verde-brilhante.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em vasos plásticos com cascas de peroba ou pinho ou em palitos de fibra de coco.

Regas: Devem ser feitas de maneira a deixar o substrato semi-úmido, tomando cuidado para não encharcá-lo nem deixá-lo seco em demasia.

Doenças e pragas: Quando é mantida com muita umidade ambiente ou no substrato pode ser atacada por doenças fúngicas. Se o ataque for na fase inicial, pode-se podar a parte afetada e usar fungicidas específicos no tratamento, não se esquecendo de isolar a planta das demais. Se o ataque for intenso, melhor queimar a planta.
As principais pragas são cochonilhas, pulgões e percevejos que atacam mais comumente na fase brotação. Seu controle pode ser feito manualmente ou usando detergente diluído em água. Só use inseticida em último caso.




    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use sempre adubo com macronutrientes equilibrados. NPK 20-20-20, por exemplo. Aplique quinzenalmente nas folhas e substrato.

Floração: Floresce durante o ano inteiro. Emite uma haste floral de cerca de 30 centímetros de altura, portando até 10 flores de 6 centímetros de diâmetro com todos os seguimentos róseo-claro.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: