expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ionopsis utricularioides

Ionopsis utricularioides

Origem: Brasil, na região central.

Ambiente: Quente e úmido.

Luminosidade: Meia-sombra. Use telado com proteção de pelo menos 50%.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma planta epífita, com pseudobulbos de 1 centímetro de altura, com folhas lanceoladas, coreáceas, estreitas e vincadas, cor verde-acinzentado, com detalhes vinho, principalmente nas bases, de cerca de 15 centímetros e raízes aéreas. É uma planta de difícil cultivo, devido as suas exigências de umidade.

Tipo de substrato: Galhos de árvores como a jabuticabeira, direto na planta ou galhos secos.

Regas: Com bastante abundância, umas três vezes ao dia.

Doenças e pragas: Deve-se tomar cuidado com ataque de cochonilhas. Esse inseto sugador costuma fazer grandes estragos nessa planta porque se aloja entre as folhas, dificultando sua eliminação. Use inseticidas piretroides.

Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso de dez em dez dias.





    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Floração: Floresce no outono e na primavera. Emite uma haste floral de até 70 centímetros com várias flores de cerca de um centímetro de diâmetro, com sépalas e pétalas lilás, minúsculas, e labelo bipartido lilás com estrias púrpura.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

4 comentários:

AdrianaUYH9UUYHYUHHKKKKO disse...

Comprei uma muda,então agora será um desafio, já que vc disse que tem difícil cultivo.obrigada pela dica,vou colocar em um tronquinho de Jaboticaba

Anônimo disse...

Plantei a minha em fibras de côco, ela desenvolveu super bem, até me presentiou com a floração. Adorei super linda e delicada. Um espetaculo da natureza.

Unknown disse...

Tenho uma mudinha, que ainda está como veio,num galho de goiabeira. Posso acomoda-la numa casca de coco? Eu cortei o coco ao meio, secou, nas ainda não tive coragem de plantar, por causa do tanino. Como retirar o tanino do coco?

Unknown disse...

Olá, deixe o coco de molho por uma semana trocando a agua todo dia, abraço...