expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cattleya maxima semi-alba

Cattleya maxima semi-alba

Origem: Equador e Peru.

Ambiente: Quente e úmido.

Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Se usar telado de proteção use com 50% de sombreamento.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma orquídea de hábitos epífitas, com pseudobulbos de 30 centímetros, sulcados, claviformes, portando uma folha coreácea de 20 centímetros de comprimento, verde-brilhante.

Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores, toquinhos de madeira ou cachepôs de madeira com casca de pinho ou peroba.

Regas: Diárias em dias frios e duas vezes por dia em dias quentes. Se estiver plantada em vasos plásticos, regar somente quando o substrato estiver seco.

Doenças e pragas:  Como todas as cattelyas, é vulnerável a doenças causadas por vírus e fungos. No caso do ataque por vírus, a planta deve ser eliminada, queimada. Se for uma planta muito estimada, deve ser isolada completamente das outras para que não possa contaminá-las, uma vez que doenças causadas por vírus ainda não possuem tratamento eficaz. As doenças causadas por fungos podem ser tratadas com fungicidas receitados por um agrônomo. Nesse caso a planta deve ser isolada. Se o ataque for intenso a parte afetada deve ser extirpada e queimada.
As pragas mais comuns são as cochonilhas e pulgões, que podem ser controlados manualmente, usando-se detergente líquido diluído em água ou, em último caso, inseticidas específicos encontrados em lojas de produtos agronômicos.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Para não cometer erros, use adubo com macronutrientes equilibrados como, por exemplo, NPK 20-20-20, quinzenalmente.

Floração: Ocorre no verão. Emite uma haste floral com duas a cinco flores de 12 centímetros de diâmetro, com sépalas e pétalas brancas, com labelo ondulado branco, com estrias lilás e centro do labelo amarelo.

Status ecológico: Em vias de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: