expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cattleya lueddemanniana

Cattleya lueddemanniana

Sinônimos: Cattleya speciosissima.

Origem: Venezuela.

Ambiente: Quente e com boa umidade.

Luminosidade: Gosta de ambientes bem iluminados. Pode-se usar telado de proteção entre 30% e 50%, ou cultivá-la sob árvores.

Características:  É uma orquídea epífita, com pseudobulbos retos, fusiformes, comprimidos lateralmente e sulcados, com cerca de 25 centímetros de altura, com uma folha coreácea, verde-brilhante, de cerca de 20 centímetros.


    Foto; Daniel Carvalho Gonçalves


Tipo de substrato: Pode ser cultivada em vasos com fibra de coco ou casca de pinho, tocos de madeira, palitos de fibra de coco ou diretamente nas árvores.

Regas: Diárias, em dias quentes, e de dois em dois dias, nos dias frios.

Doenças e pragas: Pode ser atacada por fungos como o podridão negra. Se o ataque for intenso, é conveniente queimar a planta, para que não transmita a doença para outras plantas. Se estiver no início, use fungicidas específicos, recomendados por um agrônomo. Pode também ser atacada por vírus e , nesse caso, se não for uma planta muito especial, deve-se queimá-la. Os vírus normalmente são incuráveis.
Também pode ser atacada por insetos sugadores como cochonilhas e pulgões. Se o ataque for brando, faça o controle manual. Somente use inseticidas se o ataque for muito intenso.

Adubação: Recomendamos NPK 20-20-20 ou outro valor equilibrado de dez em dez dias ou semanalmente.

Floração: Ocorre em abril e maio. Inflorescência com até 5 flores de 15 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas lilás meio arroxeado. Labelo de mesma cor com estrias púrpura-arroxeado com duas máculas amarelas em seu interior.

Status ecológico: Em vias de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: